domingo, 29 de novembro de 2009

Sonhos de Natal...de abóbora




A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio dos nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham na nossa caminhada pela vida. Que essa caminhada seja doce como esta receita que a Ana Paula nos enviou..

Ingredientes:
• 1 kg de abóbora-menina
• 1,25 kg de farinha de trigo
• 50 gr de fermento de padeiro
• 1 cálice de aguardente
• Azeite (q.b.) para fritar
• Canela (q.b.)
• Açúcar (q.b.)

Preparação:
Descasque a abóbora, retire-lhe as sementes e corte-a em cubos regulares. Coloque a abóbora a cozer. Quando esta estiver cozida, retire-a da água, escorra-a muito bem e deixe-a arrefecer ligeiramente. Misture-a com a farinha num alguidar e amasse tudo muito bem em conjunto. Dilua o fermento num pouco de água da cozedura da abóbora. Junte o fermento diluído e a aguardente à massa, trabalhando-a muito bem. Depois de bem amassada, deixe levedar dentro do alguidar, tapada com um cobertor de lã em local morno e sem correntes de ar. Quando a massa estiver bem lêveda, coloque ao lume uma frigideira com azeite, o qual deve ficar bem quente, e comece a fritar, deitando a massa com a ajuda de duas colheres. Depois de fritas, passe as filhós por uma mistura de canela e açúcar.

Hummmmmm! Que doce sonho de Natal...

6 comentários:

SUELY PERES disse...

TUDO QUE EU ANDEI PROCURANDO...ESSE BOLINHO DE ABOBORA. MEU MARIDO AMA ESSE BOLINHO QUE MINHA SOGRA FAZIA PRA ELE QDO MENINO. VALEU HEIM. BEIJINHOS

Natália Augusto disse...

MARIA
o teu contributo tem sido fundamental para deliciar tudo e todos. A Ana Paula também já fazia isso. Eu é que sou a mais preguiçosa das três. Desculpem.


Beijinhos

Ana Paula Motta disse...

Suely, eu tinha esse meio sonho meio filhós num caderno da minha mãe. Perdi a receita,mas a conversando com a Maria resgatamos uma parecida.

Ana Paula Motta disse...

Natália, não é preguiçosa. Só anda mais ocupada. E ando com saudades da tuas histórias.

Diário de Lisboa disse...

humm... adoro,a minha mãe fazia-os tããão bem. Este blogue abre o apetite , aquece a alma e dá vontade de sair de Lisboa, nem que seja só por um fim-de-semana.

Ana Paula Motta disse...

Seja bem-vindo à nossa cozinha...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...