terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Já alguma vez comeu javali?


Sempre me lembro, a partir dos meus doze anos de idade, de ver os meus primos e tios partirem nas madrugdas de quinta-feira, feriados e domingos para a caça. Dependendo dos meses, caçavam rolas, perdizes, tordos, coelhos, lebres e, alguns deles, organizavam um grupo de caçadores para a caça grossa. Tratava-se da caça ao javali que podia deixar algumas marcas menos agradáveis.
Um javali ferido foge, mas ataca os seus atacantes com ferocidade se os apanhar desprevenidos. É preciso atirar a matar ou os dentes de javali podem fazer alguns estragos. Isso aconteceu a um primo meu.
A caça ao javali está confinada a algumas coutadas e só os sócios podem participar. Hoje em dia a caça ao javali faz-se no Parque Natural de Montesinho, que é, actualmente, uma área protegida. Também se faz notros lugares do país, claro!
A carne de javali é escura e para ser confeccionada é necessário saber algumas e boas dicas de cozinha.
*******
Javali do Monte
Ingredientes:

1 kg de carne limpa de javali (sem nervos ou gorduras)
0,5l de vinho tinto
o,5l de vivho branco
1 cebola às rodelas
4 ou 5 dentes de alho picado
louro
pimenta em grão
cravinho
colorau
ervas aromáticas (orégãos, tomilho)
sal qb

Confecção:

Faça uma marinada com o javali cortado em fatias: adicione o vinho tinto e o vinho branco; a cebola às rodelas; os alhos picados; louro a gosto; a pimenta em grão; o cravinho; o colorau, as ervas aromáticas e o sal.
Deixe marinar durante 12 horas para a carne ficar saborosa e tenrinha.
Passado esse tempo, deite azeite qb num tacho e aloure de um lado e do outro as fatias de javali. A segir deite toda a marinada no tacho e deixe apurar em lume brando.
Pode servir-se com:
Esparregado de Couve
Corte a couve miudinha e coza-a. Assim que estiver cozida escorra-a. De seguida, deite um pouco de azeite,alhos picadinhos e louro numa frigideira. Deixe alourar.
Junte a couve e mexa durante 3 ou 4 minutos. Adicione uma colher de sopa de vinagre e 2 ou 3 colheres de sopa de farinha. Envolva bem e está pronto.
Marmelos Assados
Corte 4 marmelos ao meio, retire as sementes, lave bem, coloque uma noz de manteiga no meio de cada um e leve ao forno a assar.

4 comentários:

Ana Paula Motta disse...

Uma típica história da terra, recheada de lembranças, de cores locais. Uma história cheia de vida com sabor à família e tradições.Um beijinho.

Sandra disse...

Nunca comi javali, amiga. Não tenho nem ideia de como é o gosot.
Um bom prato para quem gosta.
Eiiiii, vc. passou para levar o seu selo de seguidor nº 100 em Poetas livres. Ele está indicado para vc.
Te espero. Com muito carinho.
Pegue o acesso na curiosa e veja a leitura.
Com muito carinho
Sandra

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog.

Visite o meu
http://fogodeletras.blogspot.com/

Está de volta!

João Videira Santos disse...

São 09.04 h...Sento-me e espero calmamente pela hora do almoço. É cedo mas o menú promete e não quero perder o meu lugar. Alguém me deseja...bom apetite?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...