
…é um prato tradicional nascido na Cidade do Porto, e que remonta ao período dos Descobrimentos Portugueses.
Reza a história que o Infante D. Henrique, também conhecido na História como Infante de Sagres ou Navegador, precisando de abastecer as naus para a tomada de Ceuta na expedição militar comandada pelo Rei D. João I em 1415, pediu aos habitantes da Cidade do Porto todo o género de alimentos.
Todas as carnes que a Cidade tinha foram limpas, salgadas e acamadas nas embarcações, ficando a população sacrificada unicamente com as miudezas para confeccionar, incluindo as tripas. Foi com elas que os portuenses tiveram de inventar alternativas alimentares, surgindo assim o prato "Tripas à moda do Porto" que acabaria por se perpetuar até aos nossos dias e tornar-se, ele próprio, num dos elementos gastronómicos mais característicos da Cidade. De tal forma que, com ele, nascia também a alcunha de tripeiros, como ficaram a ser conhecidos os portuenses desde então.
Ingredientes:
1,5 kg de tripas, folho e favos de vitela
150 g presunto com gordura
1 orelha de porco
1 mão de vitela
1 chouriço
1/2 frango
2 cebolas
1 l feijão-branco
4 cenouras
1 folha louro
100 g banha
1 ramo de salsa
1 limão
sal e cominhos q.b.
Modo de preparação:
As tripas devem ser bem lavadas e esfregadas com sal e limão. Colocam-se num recipiente com água e rodelas de limão, até ficarem brancas.
Cozem-se, separadamente, as carnes e o feijão. Num tacho, leva-se a alourar na banha, a cebola e a folha de louro. Juntam-se as tripas e todas as carnes cortadas aos bocados, o feijão, as cenouras cozidas e um pouco de caldo de carne, tempera-se com sal e cominhos. Ferve durante 25 minutos e serve-se em terrina polvilhada com salsa picada.
As tripas são acompanhadas com arroz de forno, que se serve simultaneamente.
Gosto muito...apesar do calor que faz aqui.
ResponderEliminarE não precisas vir ao Porto para comer umas deliciosas tripas à moda do Porto, pois não?
ResponderEliminarSe quiseres vir...eu sei do sítio ideal...só para amigos!
Fico à espera de uma receita tipicamente brasileira...de Minas Gerais!
Beijinho e tudo de bom! Obrigado por esta oportunidade...divirto-me imenso!