terça-feira, 8 de junho de 2010

Plantão de cozinha




Era de praxe.Não tinha como escapar.E qual das moças casadouras (já noivas) assim não o desejavam?

E comigo não foi diferente.Segui o ritual como mandava o figurino da época.Já de argola dourada no dedo anelar da mão direita era hora do plantão de cozinha,ou seja, aprender com a mãe "a arte de cozinhar" ouvindo quase como mantra a sua fala diária:"homem se prende pela boca ".

E lá fui eu ,a primeira aluna inscrita ( das três irmãs, a que se casou primeiro)para o "cursinho".Na primeira semana era só para olhar,ouvir dicas e anotar no caderno de receitas(o tenho até hoje).

Já na semana seguinte...aula prática! A mãe deixava a aluna a sós entre panelas e expectativa.Expectativa das grandes, pois a família só se sentava à mesa quando era anunciado:"Tudo pronto! podem vir!"e tudo dava certo! Uma semana todos alimentados pelos pratos triviais que iam desde feijão temperado com louro, arroz soltinho, legumes variados e carnes.Confesso que aprendi( a duras penas) fazer até "galinha ao molho pardo" com o segredo inesquecível: _ Para não talhar o sangue, vinagre ou limão!...

Mas,saibam ,meu carro chefe é a "carne assada ao molho madeira" que até hoje recebe o hum! de aprovação dos de casa.

Carne Assada

1 k de lagarto ou outra carne da preferência
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
sal
louro (opcional)
1 copo de vinho tinto
óleo

Tempere a carne com alho picado, doure a cebola com o óleo, junte a carne e deixe dourar até ficar marrom, só aí pingue um pouco d`água. Junte o sal o vinho, o louro e cubra com mais água.Leve a cozinhar na panela de pressão por cerca de 30 minutos.
Acerte o sal,deixe apurar o molho e sirva,acompanhada de batatas (pode deixa--las corar no molho).


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...