sábado, 28 de agosto de 2010

Bolinho de bacalhau e caldo verde

Ontem uma amiga nos convidou para sua casa. Saboreamos vários petiscos deliciosos mas o o bolinho de bacalhau é uma coisa que me tira do sério. Adoro e não sei fazer, ou melhor nunca me arrisquei.
Comi rezando com vinho. Em seguida um caldo verde, sempre bem-vindo e esse sei fazer muito bem feito.
Encerramos a noite com um bom vinho do Porto, a sobremesa só pude provar duas colherinhas porque não estou comendo doces.

Seguem as receitas, a do bolinho de bacalhau é do Gastronomias.com já o caldo verde é a minha versão.


Caldo Verde
1 molho de couve picada fina
500g de batatas
1 paio (ou outra lingüiça da preferência)
50 g de toucinho defumado
1 cebola
Refogue a cebola com o toucinho e escorra o excesso de gordura. Junte as batatas e um litro e meio de água, sal a gosto e o paio cortado as rodelas. Assim que as batatas estiverem cozidas, amasse-se bem e junte mais água se necessário, corrige-se o sal e junta-se a couve, ferve-se por um minuto.
Pronto!! 
Bolinhos de Bacalhau
do livro - Paladares Minhotos nas Receitas de D. Antonieta
Campo das Letras


Ingredientes:
Para 10 pessoas

1 kg de bacalhau (salgado)
1 kg de batatas
2 gemas
ovos q.b.
1 cebola pequena
salsa q.b.
sal ao paladar
pimenta ao paladar
Confecção:

Coze-se o bacalhau, previamente limpo de peles e espinhas, que, a seguir, se põe num recipiente com água, onde se tritura com a varinha, até que o bacalhau fique bem desfeito.
Lava-se bem para extrair um pouco de sal, espreme-se com firmeza e junta-se às batatas, entretanto cozidas e passadas pelo o passe-vite.
Em seguida, adicionam-se a cebola e a salsa - muito bem picadinhas -, um ovo inteiro (ou mais, se considerado necessário) e duas gemas, amassando-se tudo muito bem (com as mãos), após o que se tempera com sal e pimenta a gosto.
Depois de rectificados os temperos e de tudo muito bem amassado e fofinho, formam-se bolinhos usando duas colheres de sopa e vão a fritar em óleo bem quente.




1 comentário:

walnize carvalho disse...

Ana,
Eu babo só em pensar em pratos com bacalhau!
Maldade!rsrsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...