terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Ciência na cozinha


A neta mais velha (que mora em Niterói) está aqui (Campos dos Goytacazes) em "férias fora de época",já que a escola (IFFRJ) está em greve.Passo pela sala e a vejo com um dos livros que trouxe na bagagem.Curiosa ,o folheei e achei interessante falar dele aqui no nosso blog:"O que Einstein disse a seu cozinheiro"

Não é um livro de receitas, apesar de conter algumas. Como o título dá a entender, o livro explica, numa linguagem bem fácil e simples, inúmeros aspectos científicos da cozinha. Não é só pra quem gosta de ciência, e nem só pra quem gosta de culinária. É pra quem tem curiosidade. Abaixo, algumas perguntas que são respondidas no livro.

» Deve-se colocar batatas para corrigir uma sopa que foi salgada demais?
» O sal kosher tem menos sódio do que o comum?
» O que são as microondas?
» É mesmo posível fritar um ovo sobre o asfalto em um dia muito quente?
» Por que nada gruda em frigideiras anti-aderentes?

Pois é. Perguntas altamente intrigantes que você se pergunta todos os dias... ou muito provavelmente não, mas agora deve estar curioso pra saber. Então está dada a dica.Para amenizar a suposta curiosidade de algum leitor, vou transcrever algo:

Segundo o autor, não amadurecem: cereja, frutas cítricas (laranja, limão, lima), pepino, romã, bagas de polpa macia (amora, framboesa, morango) e melão. São chamadas de "não-climatéricas", ou seja, são aquelas que não amadurecem depois de colhidas. Em razão disso, só devem ser colhidas quando atingirem condições apropriadas para consumo ou quando o ponto de maturação for o desejado. Há outras frutas, a exemplo da uva, que também são não-climatéricas. Então, não adianta comprar ou tirar do pé quando ainda estão verde para esperar amadurecer... pois, não vão!!! No máximo vão estragar!!!
De forma contrária, temos as climatéricas, ou seja, as que amadurecem depois de colhidas. Os exemplos são vários: maça, banana, abacate, goiaba, manga, tomate, mamão, papaia...

Obs.: Se você ficou curioso quanto a eficácia das batatas no combate a salinidade excessiva de sua sopa ou em relação a qualquer uma das outras perguntas que foram apresentadas no início dessa postagem, corra à livraria mais próxima e encomende o livro e faça experiências em sua própria casa...De minha parte, vou filar o livro dá neta,saboreá-lo e torcer para que suas "férias" durem um pouco mais...


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RESTODONTE


O nome escrito de uma só vez(Restodonte)é traduzido por sobras de comida.
Eu costumo chamar este aproveitamento de "pontas de estoque".E nelas, incluo os pratos:"Arroz metido à besta"(arroz com ervilha,cenoura,frango desfiado,passas...),"Ensopado tranformista"(de dia, ensopado;à noite,com mais caldo,sopa)e outros que conheço e não fui eu quem os nominou: "Perigoso na racha" (Fígado acebolado no meio do pão), "Roupa velha" (Charque ou sobras de carne assada frita com farinha de mandioca)...
Nosso Brasilzão esconde em sua imensidão, intermináveis pérolas gastronômicas. Pura munição à curiosidade e à diversão. Talvez se dependesse do nome, convenhamos que alguns bem mais meigos que os demais, certas iguarias ficariam restritas apenas ao olhado.
Se eu ,por exemplo, disser que sou louca por "Cueca virada" (Massa frita, com sabor semelhante ao bolinho de chuva), que sou fã de "Baba-de-moça"(doce feito com gemas, leite de côco e calda de açúcar), que sou amiga de uma "nega maluca"(uma variante de bolo de chocolate)algumas pessoas iriam ficar boiando, não é não? E mandar ver numa vaca atolada(cozido feito à base de mandioca e costela de vaca).
Numm dia chuvoso, então? Não é tudo de bom?

Mas o melhor de tudo mesmo é se deliciar com as riquezas das culinárias regionais e abrir a mente para se permitir conhecer e aceitar o diferente.

Agora ,a receita da vez do Restodonte:

Ingredientes:
Sobras de comida (arroz, macarrão, carne (se cozida desfie-a, se frita corte em tirinhas), batata cozida ou assada, Etc (tudo que possa ir ao forno), menos feijão
Meia lata de molho de tomate
04 ovos
01 copo de leite
03 colheres de farinha de trigo com fermento
200 Gramas de mussarela
Orégano e sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma panela junte todos os ingredientes, acrescente a meia lata de molho de tomate e faça um mexidão (não leve ao fogo)
Faça um creme no liquidificador com os ovos, o copo de leite, as colheres de farinha de trigo com fermento, a mussarela em cubinhos, orégano e sal a gosto.
Em um refratário untado com manteiga, acomode o mexidão com uma colher e jogue o creme por cima e leve ao forno (cento e oitenta graus) até ficar bem dourado por cima.

sábado, 6 de agosto de 2011

Pizza de rúcula

Essa receita nasceu numa noite em que cozinhei apenas para mim, rendeu um conto e essa delícia crocante.

Pizza de rúcula

Massa
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de água morna
1 saqueta de fermento de pão
1 colher de café de açúcar
sal q.b.
1/2 xícara de óleo
Misture os ingredientes secos, depois água e óleo.
Deixe descansar meia hora.Abra a massa bem fininha e ponha nas formas ou tabuleiros.
Asse por 10 minutos em forno bem quente.


Cobertura
Meio maço de rúcula
tomates em rodelas
queijo parmesão ralado
queijo mozzarella  ralado
azeite
Regue com azeite a massa já assada, depois a mozzarella, a rúcula, o tomate e por fim o parmesão.
Leve ao fono para derreter o queijo e sirva com azeite.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

No tempo da vovó


Acabo de sair de uma alergia medicamentosa...pasmem! Remédio contra verminoses( que eu nem pensava ser necessário adulto usar, já que "as bichinhas" não davam sinal de vida!)...
E me lembrei da saudosa vovó Mocinha e seus chazinhos miraculosos:chá de hortelã,de camomila, de erva cidreira( este descansava toda noite em sua mesinha de cabeceira) e para o caso específico, a receitinha:

O ALHO CONTRA VERMES

DEIXE 2 DENTES DE ALHO BEM SOCADO DE MOLHO
EM UM COPO DE LEITE POR 24 HORAS TOME NO DIA
SEGUINTE.
...quando ela não atacava do temível Óleo de Rícino!

Perdoem o papo indigesto!
Mas hoje,recuperada e lembrando tudo isso, trago algumas receitas de chá que sempre são bem vindos, não acham?

Chá de hortelã e casca de maçã

Ingredientes:
1 gema (sem a pele)
2 colheres (sopa) rasa de açúcar
1 xícara (chá) de leite fervente
1 cálice de vinho do porto
Modo de preparo:
Coloque a gema numa tigelinha de louça, junte o açúcar e bata vigorosamente com uma colher de pau pequena até incorporar todo o açúcar e a gemada crescer.
Adicione o leite fervendo, continue batendo. Junte um cálice de vinho do porto. Servir bem quente. Pode pulverizar canela em pó.

Chá de abacaxi, gengibre, cravo e canela

Ingredientes:

700 ml de água
5 dentes de cravo
1 pauzinho de canela
3 galhinhos de menta ou folhas de hortelã
1 pedaço de gengibre fresco
Casca de 1 abacaxi maduro
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes numa vasilha e levar ao forno de microondas por cinco minutos ou ao fogo até ferver.
Colocar dentro do bule galhos de menta ou hortelã, coar a mistura e servir.

E para terminar...

Chá de rosas

Ingredientes:
4 xícaras (chá) de água
1/2 colher (chá) de água de rosas
pétalas de 6 rosas
açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo
Coloque a água numa chaleira e leve ao fogo alto
Quando ferver, adicione as pétalas e deixe por 5 minutos
Retire do fogo e junte a água de rosas
Adoce a gosto e sirva imediatamente.

Saúde a todos!(e a mim também!)

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Três anos do meu cantinho mais querido

Meu primeiro blog ontem fez três anos com mais de 190 mil acessos. Infelizmente o blog anda meio abandonado porque não tenho muito tempo livre e estou pouco inspirada.

Abaixo o primeiro texto.
Noites de insônia são boas para...

Houve um tempo em que a insônia me desesperava. Hoje cheguei a conclusão de que noites não tão bem dormidas podem ser aproveitadas de muitas formas. Uma muito últil (pelo menos para mim) é sonhar acordada, coisa que tão pouco nos permitimos nessa vida tão agitada que a maioria de nós leva. Sonhar acordada ao contrário do que pensam os pessistas, os "sérios" e os chatos em geral, é uma maneira mais colorida de fazer planos. E para quem gosta de viver fazer planos é como um sopro de oxigênio. Pois é no primeiro momento da minha, digamos "insônia produtiva", os sonhos de olhos abertos me tomam de assalto, assim naturalmente. Desse mundo onírico muita coisa boa acaba saindo, até ver as coisas as de uma maneira mais saudável, os caminhos parecem mais abertos.
    Outra forma muito interessante de aproveitar a falta de sono é pensar textos. Isso mesmo pensar em meus texto, que muitas vezes não são escritos por falta de tempo para simplesmente "parar" no meio do dia. À noite eles se impõem, meio que me dizendo "Você não nos dá atenção e agora vai ter que nos ouvir". As idéias vão se encadeando de uma maneira meio mágica, alguns diriam que é inspiração, eu acho que é simplesmente voltar a exercitar uma capacidade que sempre foi cotidiana e que com o tempo e a mudança de hábitos deixou de ser. Escrever é exercício. Quando a idéia é muito boa, e olha que para ser considerada assim ela tem que se esforçar e me provar, acabo saindo da cama e escrevendo do velho modo: caneta e papel. Muitos rabiscos depois volto para a cama e volto a dormir, quase sempre. é como se o cérebro estivesse numa fase de tanta atividade que acabasse por me impor os textos. Não posso reclamar.
   Alguém deve se perguntar: "Como ela sobrevive sem dormir" . Vale esclarecer que sempre me deitei tarde e agora de uns meses até hoje venho deitando muiiiito cedo, por volta de 10, 10 e meia da noite e isso me faz acordar lá pelas 2 ou 3 h. Ou seja quando o sono é interrompido já dormi 4 ou 5 horas de sono. Lá pelas 6h me levanto arrumo o café da manhã e o lanche do meu filho e o mando para a escola. Aí, volto para cama e, não raro, volto a dormir até 8 ou 8 e meia. No fim das contas quase sempre durmo mais de 6 horas, o que para mim tem sido mais que suficiente. Afinal quando passamos dos 40 anos, dizem, nosso corpo precisa de menos horas de sono para se reestabelecer.
   Acho que até lidar bem com a falta de sono tem sido uma maneira mais madura de ver a vida. Por hoje, é só...

  
escrito por João Ana Paula Motta 31-07-2008 16:49
4 comentários




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...