terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vida breve e brevidades


Walnize Carvalho

Quem haveria de imaginar, que dentro daquele pacotinho plástico a mim entregue com tanto carinho, iria encontrar algo que iria adocicar o meu dia, aguçar meu paladar e - mais do que tudo – encher meu coração e mente de tão doces lembranças?...
Quem diria que aquele bolinho (arrumado em fôrma de papel) feito de açúcar, ovos, margarina e polvilho, iria me inspirar para esta singela crônica?...
Sem querer prolongar a expectativa e dissipando a curiosidade do ouvinte esclareço que, a guloseima a que me refiro, tem o nome sugestivo de: Brevidade.
De repente, minha saudosa memória, visualiza a vovó Mocinha, arrumando a mesa do lanche da tarde com toalha bordada, xícaras e bules de porcelana (com chá e café), biscoito de araruta, pãezinhos em formato de trança e... brevidades!
E também, repentinamente, me dou conta da efemeridade do tempo!
Num gesto de rapidez, levanto-me e vou buscar na estante de livros da sala, um que bem ilustra esta minha reflexão matinal. A referida obra intitula-se: “Sobre a brevidade da vida” do filósofo romano, Sêneca.No livro, o sábio fala da natureza finita da vida humana.No correr das páginas, vão sendo apresentadas “maneiras de prolongar a vida e livrá-la de mil futilidades que a perturbam sem, no entanto, enriquecê-la”.Escritas há quase dois mil anos, estas cartas compõem “uma leitura inspiradora para todos os homens, a quem ajudam a avaliar o que é uma vida plenamente vivida”...
Reponho o livro na estante, retomo a escrita e enquanto penso em palavras breves para finalizar a crônica, a doce figura da grande poeta goiana (Cora Coralina) que “se achava mais doceira do que escritora”, vem em meu socorro. Ela deixou patenteada esta afirmativa: “Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”...
Palavras dignas de saborear.

A mim, só resta degustar a última brevidade do pacote, que ao se desmanchar na boca deixou o gosto “ de quero mais” e a certeza de que, os prazeres da vida não duram uma eternidade.

A receita de Brevidade

Ingredientes:

6 ovos
400 g de açúcar refinado
500 g de polvilho doce
canela a gosto
1 pitada de sal


Preparo

Separe as claras e coloque na batedeira. Ligue a batedeira na velocidade mínima e vá aumentando até chegar ao máximo. Deixe bater por 10 minutos. Coloque as gemas e bata novamente. Acrescente o açúcar aos poucos, com a batedeira funcionando. Junte a canela e uma pitada de sal. Por último, o polvilho. Bata novamente até a massa ficar borbulhado.

Vire a massa em forminhas de papel colocadas dentro das formas de alumínio, com o cuidado de encher só até a metade. Também pode ser usada uma forma normal de bolo, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido, por 10 minutos, em fogo brando.

Obs: O segredo da brevidade é bater a massa bastante para que ela fique bem fofinha


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Frango meio oriental

Ontem estava com preguiça de cozinhar, mas tinha que cozinhar. Recorri a essa receita que é meio minha, pois tem ingredientes que acrescento e tiro conforme a disposição do dia.
Postei também no meu livro de receitas Sadia. Maneira prática de guardar receitas. Já conhecem?
http://www.meulivrodereceitas.com.br/anapaulamotta




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Receita de feriado


Feriado é aquilo ( não confundir com a KG!rs) se você não viaja é oportuno para dormir(o de hoje,dia nublado,tá uma isca!rs),ler, arrumar gavetas, estudar, ver tevê ou ficar no computador procurando uma receitinha prática para saborear. Encontrei essa. Repasso para vocês(será que alguém tá me lendo?)...

Panqueca da Amizade

Ingredientes:
1 copo de leite
1 ovo
1 copo de farinha de trigo
1 colher de sopa de óleo
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador
Pré aqueça uma frigideira de teflon com uma colherinha de óleo
Coloque a massa na frigideira com o auxílio de uma concha
Deixe assar até que a borda obtenha uma cor dourada
Reserve a massa
Prepare outra massa, recheie ao seu gosto(carne, queijo e presunto, frango desfiado, beijinho de côco, brigadeiro, etc...) e feche com a outra massa como se fosse um sanduíche.
Agora é só servir e se deliciar!

Do:http://www.tricotet.com

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Plim! Plim!X Tim! Tim!


Pratos de René Velmont, o chef da novela, para você fazer em casa

"Você prefere a panqueca com mel ou manteiga?" A pergunta matinal de René Velmont, personagem de Dalton Vigh em Fina Estampa, para o filho pode até parecer estranha aos chefs profissionais, mas deixa o telespectador com água na boca. Omeletes, bananas flambadas, batatas sauté, ceviches e outros pratos de nomes estrangeiros pintam na telinha a todo momento e parecem impossíveis de fazer. Boa notícia: não são. O iG Comida selecionou sete receitas descomplicadas que fazem sucesso na novela. Tem até o bacalhau que René preparou para Griselda e Guaracy em seu restaurante. Aqui, vale seguir a dica do português e acompanhar a refeição com um vinho verde da terrinha. Plim plim!

Uma das receitas que fazem sucesso em Fina Estampa.

Omelete printemps
(Receita do restaurante Paris 6, em São Paulo)

Ingredientes:

2 ovos inteiros

20 ml de creme de leite fresco

30 g de presunto picado

30 g de queijo ementhal ralado

20 g de tomate picado

Sal a gosto

Pimenta-do-reino preta moída a gosto

Salsinha picada a gosto

20 ml de azeite extravirgem

Modo de Preparo:
Em uma vasilha, bata todos os ingredientes. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque o azeite e despeje o omelete. Frite por dois minutos e começe a enrolar com o auxílio de uma espátula. Quando estiver totalmente cozido, sirva imediatamente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...