Eis que me surge o convite vindo de Ana Paula Motta para fazer parte deste saboroso blog. Digo saboroso a começar pelo seu título. Quer coisa mais aconchegante de ouvir histórias recheadas de puro mel ? Então começo com uma delas, em que envolve um dos meus ancestrais: meu avô materno.
Domingos de outrora
Walnize Carvalho
Eis que me ponho em crônica andarilha e sobre os trilhos de um trem viajo para um povoado. Distrito do município. Santo Amaro. Terra de meus avós.
Em minha memória afetiva espio pela janela do tempo. Vejo como a passar por mim (e a me sorrir também) velhas casas e centenárias árvores. E, naturalmente, os canaviais na beira da estrada, que emolduram o cenário.
Chegada a Santo Amaro. E antes que o lugarejo desapareça na realidade de seu abandono (só é visitado nas festas do Padroeiro) trago-lhe neste registro.
A alegria incomum (comum na menina do cacho dourado) toma conta da passageira do túnel do tempo.
Na porta da venda, meu avô materno Domingos. O “Domingos da venda”.
Sua imagem surge com nitidez perfeita em minhas lembranças.
Homem alto. Sério. Um bigode expressivo comum aos homens nos tempos idos. Atrás dele escondido um sorriso escasso no canto da boca. E no coração um transbordar de benevolência.
“De sua venda ninguém voltava de mãos vazias” atestam os que com ele conviveram no dia-a-dia. Daí o “fiado” ter-lhe trazido certo desconforto material.
Homem rico de generosidade, mas contido em gestos de afetividade física. (Não colocava netos no colo e respondia-lhes ao ser tomada “a bênção” com um “Deus te abençõe”, secamente).
Mas, a minha mente sintonizando no passado o “botão ternura” registra um fato incomum, mas inesquecível. Viagem de volta à cidade.
Sentada estou, distraída, no banco do trem e eis que meu avô Domingos surge na janela, sorriso largo, e oferece-me um picolé.
Doce e refrescante SAUDADE...
Picolé de abacaxi
1 lata de suco concentrado de abacaxi(pode ser laranja, tangerina, maracujá)
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
Bata no liquidificador o leite condensado, mais a latinha de suco concentrado e o creme de leite
Despeje a mistura em forminhas de picolé, de gelo ou em saquinhos plásticos e coloque no freezer
Espere duas horas e estará pronto
Esta receita é ideal para as férias escolares, para entreter a criançada
3 comentários:
Seja bem-vinda, Wal. Traga para nós suas doces lembranças.
Obrigada Ana!
Wal
SOU PÉSSIMA NA COZINHA, MAS AMO UMA BOA HISTÓRIA, DE PREFERÊNCIA, EM VOLTA DE UMA BOA MESA... COMO BOA MINEIRINHA QUE SOU, AS MELHORES CONVERSAS E HISTÓRIAS ACONTECEM NA COZINHA AO REDOR DE UM FOGÃO À LENHA...
OBRIGADA PELA VISITA E ELOGIO AO MEU POEMA.
ADOREI SEU ASTRAL.
VOCÊ É MUITO DELICADA E GENEROSA.
OBRIGADA!!!
SUPER BEIJO!!!
SEU BLOG DÁ ÁGUA NA BOCA. JÁ O MOSTREI PARA MINHA MÃE PARA ELA APRENDER MUITA COISA GOSTOSA PRA GENTE....
Enviar um comentário