As temperaturas desceram, como é hábito, vertiginosamente neste cantinho da Europa. Durante a noite dependendo se se está no norte ou no interior de Portugal, as temperaturas descem até dez ou mais graus negativos. O cinzento plúmbeo do céu ameaça chuva e neve nas terras altas. A Serra da Estrela, a Serra do Marão, a Serra de Montemuro a cidade da Guarda (na Beira Alta) e a cidade de Bragança ( em Trás-os-Montes) já ficaram branquinhas, branquinhas com um denso manto branco. Mesmo assim, ninguém pára.
Nas casas acendem-se as lareiras, comem-se pratos bem quentinhos e começam já a pensar-se nas iguarias de NATAL.
O Tronco de Natal não costuma faltar nas mesas cheias de iguarias natalícias. Apetece mesmo, não apetece?
INGREDIENTES
300 g de açúcar
200 g de amêndoa em pó
50 g de farinha
10 ovos
margarina para untar
papel Vegetal
PARA O CREME
400 g de chocolate em barra
50 g de açúcar
2 dl de natas
0,5 dl de leite
1 colher (sopa) de manteiga
Comece pelo creme: Leve um tacho ao lume com o açúcar, o leite e as natas mexendo de vez em quando até ferver. Retire do lume, junte o chocolate previamente picado e a manteiga e mexa até que o chocolate fique totalmente dissolvido. Reserve.
Forre dois tabuleiros com papel vegetal e unte-os com margarina. Ligue o forno a 180 graus.
Numa tigela grande, bata as claras em castelo firme com o açúcar, junte as gemas, mexa, adicione a farinha peneirada com a amêndoa em pó e envolva cuidadosamente até ficar sem grumos.
Coloque 1/3 da massa num tabuleiro e a restante noutro tabuleiro. Leve os dois tabuleiros ao forno, o que tem menos massa aproximadamente 12 minutos e o que tem mais massa cerca de 17 minutos ou até que fiquem cozidas e douradinhas.
Retire do forno, desenforme, barre ambos com um pouco do creme ainda morno de modo a ficar uma camada muito fina e enrole com a ajuda de um pano. Deixe arrefecer, apare a torta maior e corte a mais pequena. Disponha as metades da torta pequena de lado de modo a fazer o tronco, barre tudo com o resto do creme e sirva enfeitado com decorações natalícias.
BOM APETITE!
1 comentário:
Adoro tronco, é uma delícia. Aqui na minha terra usa-se decorar também com fios de ovos.
Enviar um comentário