Há várias histórias que cercam a origem desse prato. Alguns falam que surgiu quando as tropas de gado eram tocadas do Rio Grande do Sul para o Paraná e São Paulo. Outros que surgiu quando os tropeiros que faziam o transporte do ouro entre as Minas Gerais e o Rio de Janeiro através da antiga Estrada Real.
O certo é que a mistura de feijão sem caldo, farinha de mandioca,linguiça, toucinho e carne seca surgiu da necessidade de um prato que fosse facilmente conservado e preparado nas estradas, nos acampamentos dos tropeiros.
Hoje o feijão tropeiro é um clássico da comida mineira, tem sabor à Minas Gerais mas é apreciado em todo o Brasil e acompanha tanto a carne de porco quanto o tradicional churrasco.
Deixo aqui a receita da minha irmã Cecília, que faz sucesso tanto acompanhado de uma costelinha de porco quanto de uma carne de boi na brasa.
No link em seguida um post sobre o Tropeirismo no Brasil (http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=496)
No link em seguida um post sobre o Tropeirismo no Brasil (http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=496)
Feijão Tropeiro
Ingredientes:
6 dentes de alho
1 cebola grande
4 ovos
300 g de linguiça da preferência
100 gramas de bacon
300 g de carne seca
500 g de farinha de mandioca
300 g de feijão cozido, lavado e bem escorrido
óleo de soja
azeite
cebolinha
1 molho de couve cortada bem fina
torresmo
torresmo
Deixe a carne seca em água fria para a retirada do sal (troca-se a água várias vezes) de véspera. Corte em fatias finas
Escalde a linguiça em água fervente e corte em rodelas.
Corte o bacon em cubinhos.
Frite a carne seca, a linguiça e o bacon e reserve. Junte um pouco de óleo à gordura que ficou na panela e junte 3 dentes de alho, a cebola picada e quando estiverem dourados junte os ovos, frite e quando estiver no ponto parta os ovos em pedaços e junte as carnes fritas e a farinha. Forme uma farofa. À parte refogue os 3 dentes de alho restantes e junte ao feijão reservado. Junte o feijão à farofa e mexa bastante para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados, junte a couve e termine com a cebolinha picada. . Regue com azeite e acerte o sal.Cubra com torresmo
Sirva acompanhando carne de porco ou churrasco.
*Receita corrigida às 14:18 do dia 13 de janeiro porque me esqueci do torresmo.
*Receita corrigida às 14:18 do dia 13 de janeiro porque me esqueci do torresmo.
4 comentários:
Seu blog é água na boca!
Parabéns! pelas postagens! ótimas dicas de receita.
Obrigada,Lu.Eu agradeço mais essa visita.
Obrigado por resumindo-o tão bem. Eu acho que vou estar voltando aqui muitas vezes. Atenciosamente.
Muito bom mesmo! Esse feijão tropeiro é tudo de bom!
Enviar um comentário