quinta-feira, 5 de novembro de 2009

BOLO REI

O tempo voa. Em breve chegará Dezembro e o Natal, a quadra de que mais gosto. Tudo fica iluminado e cheio de brilhos. Parece tudo mágico e lindo. Bom, para mim é.

Gosto também, e muito, das iguarias do Natal. Todas elas, porém a minha preferida é, sem dúvida, o bolo rei, que já começa a aparecer em algumas pastelarias. É simplesmente delicioso!

Hoje deixo-vos com uma Lenda do Bolo Rei que descobri lendo o blogue de Marina Mendes. Da próxima vez, deixarei aqui a receita.

***

Diz uma lenda que, quando os Reis Magos foram visitar Jesus, com a intenção de Lhe oferecerem como presentes ouro, incenso e mirra, a cerca de sete quilómetros do local onde o Menino se encontrava tiveram uma discussão: qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes?
A solução foi-lhes dada por um artífice que, assistindo à conversa, quis ajudar a encontrar para o problema uma saída que agradasse a todos.
Ele faria um bolo em cuja massa incorporaria uma fava. Repartindo pelos três, seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino Jesus aquele em cujo quinhão se encontrasse a fava. O caso, diz a lenda, tornou-se conhecido e daí em diante passou a utilizar-se a fava sempre que havia necessidade de tirar à sorte uma pessoa para desempenhar uma tarefa.
Conhecido pelo nome de bolo rei - feito para escolher um rei - aquele doce passou a usar-se sobretudo no Natal, e os pasteleiros encarregaram-se de o comercializar.
***
Actualmente já não se coloca nem a fava, nem um brinde pequenino. Quem recebesse a fava teria de comprar o bolo rei no ano seguinte, já quem recebia o brinde, por muito insignificante que ele fosse, ficava todo contente. E assim se vai acabando com a tradição!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...