domingo, 29 de novembro de 2009

Sonhos de Natal...de abóbora




A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio dos nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham na nossa caminhada pela vida. Que essa caminhada seja doce como esta receita que a Ana Paula nos enviou..

Ingredientes:
• 1 kg de abóbora-menina
• 1,25 kg de farinha de trigo
• 50 gr de fermento de padeiro
• 1 cálice de aguardente
• Azeite (q.b.) para fritar
• Canela (q.b.)
• Açúcar (q.b.)

Preparação:
Descasque a abóbora, retire-lhe as sementes e corte-a em cubos regulares. Coloque a abóbora a cozer. Quando esta estiver cozida, retire-a da água, escorra-a muito bem e deixe-a arrefecer ligeiramente. Misture-a com a farinha num alguidar e amasse tudo muito bem em conjunto. Dilua o fermento num pouco de água da cozedura da abóbora. Junte o fermento diluído e a aguardente à massa, trabalhando-a muito bem. Depois de bem amassada, deixe levedar dentro do alguidar, tapada com um cobertor de lã em local morno e sem correntes de ar. Quando a massa estiver bem lêveda, coloque ao lume uma frigideira com azeite, o qual deve ficar bem quente, e comece a fritar, deitando a massa com a ajuda de duas colheres. Depois de fritas, passe as filhós por uma mistura de canela e açúcar.

Hummmmmm! Que doce sonho de Natal...

6 comentários:

www.culinariasaborecor.com disse...

TUDO QUE EU ANDEI PROCURANDO...ESSE BOLINHO DE ABOBORA. MEU MARIDO AMA ESSE BOLINHO QUE MINHA SOGRA FAZIA PRA ELE QDO MENINO. VALEU HEIM. BEIJINHOS

Natália Augusto disse...

MARIA
o teu contributo tem sido fundamental para deliciar tudo e todos. A Ana Paula também já fazia isso. Eu é que sou a mais preguiçosa das três. Desculpem.


Beijinhos

Ana Paula Motta disse...

Suely, eu tinha esse meio sonho meio filhós num caderno da minha mãe. Perdi a receita,mas a conversando com a Maria resgatamos uma parecida.

Ana Paula Motta disse...

Natália, não é preguiçosa. Só anda mais ocupada. E ando com saudades da tuas histórias.

Diário de Lisboa disse...

humm... adoro,a minha mãe fazia-os tããão bem. Este blogue abre o apetite , aquece a alma e dá vontade de sair de Lisboa, nem que seja só por um fim-de-semana.

Ana Paula Motta disse...

Seja bem-vindo à nossa cozinha...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...