sábado, 23 de julho de 2011

Iogurteira MIKA



Ofereceram-me uma iogurteira deveras original. Na realidade é apenas uma caixa de papelão forrada a papel de alumínio e electrificada de forma a manter a temperatura interna para fazer iogurtes. E faz. E bem!!
Resolvi fazer uma busca na net sobre receitas de iogurtes (grego, o meu favorito
de momento) pelo menos aqui em Portugal está muito em voga, o que faz com que o preço seja deveras exagerado. A ideia de poder fazê-lo em casa de forma ecológica e económica, agrada-me. Os frascos de vidro necessários para fazer o iogurte reutilizados de compotas, são uma outra boa eco-ideia. A receita retirei deste site.

Receita de iogurte grego:

1l de leite do dia (meio gordo)
1 copo de iogurte natural
1/2 (medida do copo de iogurte) de leite em pó
1/2 pacote de natas

Amorne o leite e junte o iogurte, o leite em pó e as natas. Mexa bem e coloque em frascos de vidro tapados na iogurteira durante 24 horas no mínimo e no máximo 30. Quando o iogurte estiver formado, retire para uma peneira (com um pano branco) e deixe coar o soro durante cerca de 2h ou mais, dependendo da consistência que quiser obter. Se pretender evitar este passo, o iogurte está pronto para ser consumido. Ainda, se ficar a drenar mais de 4h poderá fazer queijo-creme.




2 comentários:

Paulo Francisco disse...

Legal! este post é de utilidade pública. Muito bom mesmo.
Um abraço

Ana Martins disse...

Paulo Francisco,

No facebook criamos um grupo de malta que gosta e faz iogurtes caseiros, uma espécie de "comunidade iogurtista" e partilhamos receitas e ideias. Se tiver conta no FB e quiser aderir aqui fica o link. Tem razão, tem sido muito util esta troca de ideias e sugestões.
Um abraço

Grupo FB Iogurteira MIKA
http://www.facebook.com/groups/207986282585300/?ap=1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...