Prato do Dia









Receitas simples, ideias económicas, um prato por dia, mas sempre, sempre saboroso!!







Migas de Sábado de Aleluia 

5 pãezinhos amanhecidos (ou uma baguete) cortados em cubos 
2 colheres de azeite
6 ovos ligeiramente batidos
200 gramas de presunto (fiambre) picado em cubos
3 dentes de alho picados


Leve ao fogo brando uma colher de azeite e o alho numa frigideira grande, assim que alourar junte os pães. Deixe dourar, virando sempre para não queimar. Reserve. Leve a outra colher de azeite ao fogo junte os ovos e espere endurecer, vá levantando as bordas da omelete suavemente e junte o presunto sem mexer. Assim que os ovos estiverem cozidos, mexa delicadamente (devem ficar em pedaços grandes) e junte o pão dourado com o alho. Misture delicadamente e sirva.

Pastelão Vegetariano 

Ontem recebi uma notícia muito triste e como sei que cozinhar me acalma, resolvi fotografar passo a passo para poder postar aqui um pastelão vegetariano simples, que adoro, e que pode ser acompanhamento de uma carne assada ou como prato principal se preferir deixar a carne de lado. Na verdade é um óptimo aproveitamento de todos os legumes que tiver no frigorífico. Estes foram os que utilizei desta vez.



INGREDIENTES 

1 cebola grande 
3 batatas 
2 ovos
½ batata doce 
½ pimento verde 
5 cogumelos 
1 bróculo
4 vagens de feijão verde
½ courgette
5 folhas de espinafre baby
1 malagueta
sal, pimenta, noz moscada e endro q.b.
azeitonas

Numa wok quente coloque azeite e a cebola cortada em rodelas finas.  Ponha as 3 batatas a cozer cortadas em rodelas. Quando a cebola estiver loirinha, salteiam-se todos os legumes cortados em cubos ou tiras. Reserve. Num prato individual de forno coloque metade dos legumes salteados (foto 1) e reserve o restante. Bata os dois ovos (foto 2) e tempere a gosto (foto3) Reserve. Na camada seguinte coloque as batatas cozidas (foto 4) e de seguida disponha as folhas de espinafre baby cruas (foto 5) e depois coloque os restantes legumes salteados (foto 6) e deite os ovos batidos e temperados por cima (foto 7). Decore com as azeitonas. Vai ao forno a 180 graus ou até os ovos cozinharem. Sirva de imediato acompanhado de salada de alface (foto 8).
BOM APETITE!

2 comentários:

Ana Martins disse...

vou fazer, adoro migas!!! e com coentros??? hummmm....

Ana Paula Motta disse...

Aqui hoje também comemos sem carne, um prato bem parecido, feito na wok,rs. Coincidência, fiz tortilha de batata, pimentão e cebola, com couve que tinha de sobra e os ovos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...