Receitas de Natal


RECEITAS DE 2012


A Ana Paula trouxe um conto natalino 
"A velha chácara" 

Depois de um ano difícil, os últimos três meses trouxeram mais que alívio, trouxeram alegria. Não iria deixar passar em branco os dias de felicidade, o Natal era a data ideal para comemorar. “Faltam ainda dois meses.” Encomendou um serviço de jantar e chá para vinte e quatro pessoas, moderno meio quadrado, mas com florzinhas cor de lavanda como louça antiga. Combinaria com a baixela azul pombinho. Chegaria daí a sete dias. A maior ousadia não seria comprar louça nova e sim ressuscitar a velha chácara. Contrataria umas três faxineiras para ajudá-la e um pintor para dar um jeito nas paredes. Poderia montar o presépio e a árvore de mais de dois metros encontraria uma sala à altura. A casa era rústica, simples, mas se impunha pelo tamanho. Três salas, seis quartos que abrigaram seus bisavós e os quatro pares de filhos, além da chamada dependências dos criados que eram maiores que a maioria dos apartamentos de hoje em dia. Não nasceu para viver em apartamento, a falta de privacidade, o tamanho reduzido dos espaços, a falta do “lado de fora”, tudo a desagradava. A festa de Natal era apenas a primeira parte do plano. Aos poucos deixaria a velha chácara com cara de lar. Perdeu-se nos pensamentos, pegou-se pensando em detalhes, quem dormiria no casarão depois da ceia, quem ocuparia quais quartos.
Com certeza Elisinha não dormiria lá com o marido, já que o almoço do dia seguinte seria em sua casa e não podia dormir fora, essa seria sua desculpa. Maria Isabel não esconderia o desagrado com o cheiro de madeira antiga e reclamaria de alergia. A cunhada provavelmente inventaria uma desculpa qualquer. Só ela, o marido, os casais de velhos (os sogros e seus pais) e os adolescentes iriam aprovar a ideia. Espaço não seria problema. Pegou o telefone e anunciou a decisão. “Amor, preciso do telefone do pintor, vou chamar também o Seu Manel da carroça, precisamos ajeitar a casa da chácara.”. 

 

A reforma improvisada chegou ao fim poucos dias antes do dia 24 de dezembro. A árvore foi armada e enfeitada a tempo, a velha porta de carvalho ganhou uma guirlanda à altura, a varanda ficou bonita com luzes e festões nas colunas de madeira. O salão foi encerado, assim como as salas menores e a de jantar. O assoalho dos quartos, apesar de sem brilho cheirava à limpeza e as camas ostentavam lençóis novos e brancos. Durante dois dias a ceia foi preparada com carinho e ansiedade. Os dias correram com o entra e sai das mulheres da família, em meio a dúzias de ovos, frutos secos e castanhas. O velho forno do fogão à lenha esmaltado descansava e servia apenas como estufa para os assados. Às dez da noite todos já se encontravam na velha casa. Os presentes foram postos ao pé da árvore, as crianças corriam e os adolescentes riam alto quebrando a tensão dos adultos ainda desconfortáveis com o clima de perfeição imposto pela ideia de Alice. Um temporal de granizo desabou e trouxe goteiras inesperadas. O incidente não causou irritação, serviu para quebrar o gelo e aproximar as irmãs que corriam atrás de panos para secar o chão e espalhavam baldes pelo salão.
A ceia foi servida à meia noite, os presentes trocados com abraços apertados e sinceros. Vicente de gorro vermelho e barba branca quase convencia no papel do bom velhinho. A chuva torrencial alagou muitas ruas, para alegria da anfitriã todos resolveram dormir na velha casa. As crianças e adolescentes juntaram-se num mesmo quarto, os outros foram divididos entre os adultos, o quarto extra- antiga sala de costura- teve que ser usado. Às cinco da manhã Alice comia rabanadas com café e observava o trenzinho que corria ao redor da árvore, tinha acordado meia hora antes com o barulho dos trovões. Sorria distraída e satisfeita, ganhou um abraço de Vicente que veio buscá-la para levá-la de volta para debaixo das cobertas que rescendiam a sândalo.

A Wal trouxe as Rabanadas 




INGREDIENTES

1 pão de rabanada ou baguete 
1/2 litro de leite 
2 colheres de açúcar ou mel 
casquinhas de um limão 
 ovos levemente batidos 
óleo para fritar 
açúcar e canela para polvilhar 

Corte o pão em fatias grossas.
Ferva o leite com o açúcar ou mel e a casquinha de limão. Espere amornar. Passe o pão levemente pelo leite e depois nos ovos. Frite em óleo quente e escorra. Polvilhe com açúcar e canela. Pode regar com um pouco de vinho do Porto.



A Ana Paula trouxe o seu Presunto Caseiro 
Tome uma perna de porco, retire os ossos pela parte de trás, dando talhos profundos e deite em salmoura durante dois dias.

SALMOURA PARA PRESUNTO

1k de sal
250 g de açúcar mascavo
125 g de salitre
1 1/2 litro de água
25 g de plantas aromáticas (como louro, salsa, mangerona, etc.,) amassadas.

Misture tudo e empregue. Depois de 2 dias, retire o presunto e lave muito bem em água fria Enxugue e apare uma parte de gordura, deixando apenas uma camada de 2 cm de grossura. Introduza no lugar dos ossos plantas aromáticas picadas. Cubra a parte magra com fatias da gordura retirada e deixe de molho durante uma noite na salmoura cozida abaixo.

SALMOURA COZIDA

Tome 2 xícaras de vinagre,
2 de vinho branco e 1 cálice de madeira,
25ng de sal,
5 grãos de pimenta socada,
1/2 dente de alho e um pouco de louro, cravo,etc.

Misture tudo, dê uma fervura, deixe esfriar e empregue. Escorra, deite o presunto numa assadeira, polvilhe com açúcar e regue com meia garrafa de vinho branco e 1 cálice de Madeira. Leve a assar no forno, regando sempre com a própria gordura. Depois de 2 a 3 horas de forno, deve estar pronto. Retire o barbante, os temperos colocados no lugar dos ossos, desengordure o molho e sirva quente ou frio. 

A Tamara trouxe o Pavê de Damascos

INGREDIENTES

1 caixa de biscoito champanhe (palitos La reine)
2 latas de leite condensado
1 lata de creme de leite
500 ml de leite integral (gordo)
4 colheres de sopa de amido de milho
1 copo de guaraná
400 g de geléia de damascos
50 g de damascos secos

CREME

Misture numa panela e cozinhe bem as duas latas de leite condensado, o leite integral e o amido de milho . Assim que estiver pronto, apague o fogo e acrescente o creme de leite . Mexa rapidamente e reserve.





MONTAGEM

Molhe rapidamente os biscoitos champanhe no guaraná. Arrume-os num pirex. Coloque metade do creme sobre os biscoitos. Molhe rapidamente um pouco mais de biscoitos e cubra a camada de creme branco no pirex. Coloque o restante do creme e deixe esfriar. Frio, despeje toda a geléia de damascos sobre o creme branco e decore com os damascos secos. Deixe gelar por 3 horas.

Comentários Úteis (rsrsrsr)

O creme de leite que a Madame Sucralose acrescenta no creme de leite condensado pronto, dá uma leveza inacreditável... uma textura de sobremesa fina, de boutique! A geléia de damasco pode ser industrializada, dos potinhos que se encontram a venda nos supermercados... ou pode ser feita em casa, com um pouquinho mais de paciência (e tempo) fica igualmente deliciosa. Pavê com biscoitos champanhe muito molhados perdem todo encanto. Deixe suas visitas terem o prazer de identificar o que estão degustando, sem maiores surpresas .... Acredite, o damasco já tem um sabor suficientemente sofisticado para “brigar” com o sabor de um biscoito dando show de calouros no pirex .... Molhe ligeiramente o biscoito no guaraná, conselho de amiga

A Natália trouxe o Tronco de Natal 


INGREDIENTES

300 g de açúcar
200 g de amêndoa em pó
50 g de farinha
10 ovos
margarina para untar
papel Vegetal

PARA O CREME

400 g de chocolate em barra
50 g de açúcar
2 dl de natas
0,5 dl de leite
1 colher (sopa) de manteiga

Comece pelo creme:
Leve um tacho ao lume com o açúcar, o leite e as natas mexendo de vez em quando até ferver. Retire do lume, junte o chocolate previamente picado e a manteiga e mexa até que o chocolate fique totalmente dissolvido. Reserve. Forre dois tabuleiros com papel vegetal e unte-os com margarina. Ligue o forno a 180 graus. Numa tigela grande, bata as claras em castelo firme com o açúcar, junte as gemas, mexa, adicione a farinha peneirada com a amêndoa em pó e envolva cuidadosamente até ficar sem grumos. Coloque 1/3 da massa num tabuleiro e a restante noutro tabuleiro. Leve os dois tabuleiros ao forno, o que tem menos massa aproximadamente 12 minutos e o que tem mais massa cerca de 17 minutos ou até que fiquem cozidas e douradinhas. Retire do forno, desenforme, barre ambos com um pouco do creme ainda morno de modo a ficar uma camada muito fina e enrole com a ajuda de um pano. Deixe arrefecer, apare a torta maior e corte a mais pequena. Disponha as metades da torta pequena de lado de modo a fazer o tronco, barre tudo com o resto do creme e sirva enfeitado com decorações natalícias.

A Natália trouxe também o Lombo de Porco Recheado com Ameixas Pretas  



INGREDIENTES

600 g de lombo de porco limpo
 8 ameixas pretas, sem caroço
 1 colher (chá) de flor de sal
Pimenta preta acabada de moer q.b.
1 ramo de alecrim
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite
Sumo de 1 laranja
Fio de cozinha

INGREDIENTES PARA O PURÉ DE MAÇÃ

4 maçãs reineta
2 cravinhos
1 casca de limão
1 dl de água

Confeção

Aqueça o forno a 180ºC. Corte o lombo ao meio de modo a obter um bife grande. Espalhe sobre ele as ameixas, feche de novo o lombo, ate-o com o fio de cozinha e disponha-o numa assadeira. tempere com flor de sal e pimenta, o alecrim, os alhos descascados e esmagados, o azeite e o sumo e a casca da laranja. Leve a carne ao forno durante 45 minutos, virando-a uma vez por outra e regando-a com o próprio molho. 

Confeção do Puré

Descasque a maçã, corte-a ao meio, limpe-a de sementes e corte-a em gomos grossos para um tacho. Junte-lhes os cravinhos, a casca do limão e a água. Tape e deixe ferver durante 15 minutos. Ao fim desse tempo, elimine os cravinhos e a casca de limão e reduza tudo a puré. Reserve em local quente. Quando o lombo estiver assado, retire-o do forno e sirva-as com o puré de maçã. Acompanhe com massa ou arroz integral.


A Ana Martins trouxe o seu Bacalhau com Natas 

INGREDIENTES

2 postas de bacalhau grandes
1 kg de batatas
3 cebolas grandes
1 l de leite
2 pacotes de natas
sumo de 1 limão
2 colheres de sopa de farinha
1 colher sopa de manteiga azeite e folhas louro sal, pimenta, noz moscada q.b.

Coze-se o bacalhau, arrefece-se e depois limpa-se de peles e espinhas e separam-se em lascas generosas. Fritam-se as batatas em cubos largos, alourando só. Cortam-se as cebolas em rodelas muito finas e deixam-se em lume brando em azeite, com uma folha de louro, até esbranquiçarem. Paralelamente vai-se fazendo o molho branco. Junta-se as lascas de bacalhau, tempera-se de noz moscada (eu gosto de colocar uma malagueta) e salteiam-se, só depois as batatas mal fritas e envolve-se para continuar a saltear. Ao molho branco junta-se as natas e reajusta-se o tempero (sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão). Deita-se num tabuleiro de forno, rega-se com o molho (eu gosto de o envolver) e vai ao forno meia-hora em forno médio. Deixe o gratinado lourinho. O tabuleiro pode ir à mesa e acompanhe com uma salada verde (eu gosto de servir apenas alface estaladiça e sem tempero)

A Caroll trouxe o Merengue de Morango 


INGREDIENTES 

1 kg de morangos
1 kg ou 4 caixas de morangos frescos picados
4 discos de suspiro (caso não encontre os discos, você pode comprar mini suspiros, mais ou menos 3-4 pctes) – encontra-se em padarias
1 caixa grande (1kg) de chantilly batido (eu uso o da marca Amélia e as instruções de como fazer estão na embalagem, super fácil!)

Em um recipiente (no caso dos discos pode-se usar prato de bolo; no caso dos mini suspiros pode-se usar uma grande taça ou tacinhas individuais) vá intercalando todos os ingredientes: 1 camada de suspiros, 1 de morangos, 1 de chantilly. Termine com uma camada de chantilly e decore com morangos. Essa receita não é tipicamente natalina, porém, aqui em casa é tradição! Todo Natal tem! E todo mundo adora!

Dica: se você usar tacinhas individuais, dê uma quebrada nos mini suspiros!

Sugestão final: Quem fizer com os discos (tipo bolo) pode cobrir tudo com chantilly, como se fosse um bolo mesmo! Dá até para confeitar!!!


RECEITAS DE 2011





Como sou professora e jornalista na época de Natal nunca tenho tempo sobrando porque antes de entrar em férias tenho que dar conta de muitas tarefas.

Todo ano prometo postagens de Natal aqui no blog, mas nunca consigo.

Hoje descobri essa receita de peru, ideia para quem não tem muito tempo mas não abre mão da tradição da ceia ou do almoço de Natal.

Não fiz a receita, o peru da minha ceia será recheado com castanhas e maçã e está descongelando desde quarta-feira, no entanto fica aqui para quem não sabe o que vai preparar.


Bolo Rei de minuto


Não se assustem, mas foi uma invencionice de noite chuvosa. Não me dou bem com receitas de pães doces, e o bolo rei é um pão doce em última análise, não é?

Ultimamente acertei a mão para pães de minuto que são feitos com fermento instantâneo, o chamado fermento químico. Resolvi usar uma receita básica acrescida de mel, casca de limão, canela e as frutas secas do bolo rei tradicional, além de licor de laranja.

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de sal
2/3 de xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 cálice de licor de laranja ou de vinho do Porto
1 gema
frustas como cerejas, amêndoas, passas, ameixas secas, nozes, damascos secos,etc.
canela q.b.
casquinha de limão e/ou laranja q.b.
1 colher (sopa) de mel

Em um recipiente coloque a farinha, a margarina, o açúcar, o sal, canela, casquinhas e o mel .
Misture a cada ingrediente adicionado
Junte o leite e o licor mexa (neste momento, se necessário, adicione mais farinha)
Coloque o fermento
Sove sobre superfície lisa
Deixe a massa descansar por aproximadamente 10 minutos coberta com um pano.
Faça o bolo abrindo um cilindro e depois fechando as pontas. Junte as frutas por cima, parte delas misture antes na massa. Pincele com a gema e asse em forno alto.



Ementa de Natal

Nossa ceia de 2009

Ano corrido, cardápio decidido sem ajuda (coisa que nunca aconteceu), abaixo a ementa da ceia de Natal, dessa vez mais reduzida que de costume. 

Peru recheado com castanhas

Bacalhau de Natal à minha moda


Farofa


Brigadeiro de Natal

Vou postar apenas algumas das receitas, outras estão com link porque já foram postadas aqui.




Bacalhau de Natal á minha moda

500 g de bacalhau 
2 cebolas
azeite q.b
600 g de batata
1 caixa de creme de leite (natas)
2 dentes de alho
azeitonas q.b.
2 tomates
1 pimentão vermelho
1 colher de sobremesa de vinagre
sal q.b.

Refogue uma cebola picada em duas colheres de azeite e junte o bacalhau demolhado e desfiado. Reserve. Faça um purê com as batatas e as natas (creme de leite). Junte o bacalhau e o purê. Espalhe a mistura em um pirex. 
Faça um molho. Refogue uma cebola cortada em meia lua e depois em fatias finas e um dente de alho em rodelas. Junte o vinagre, os tomates, e o pimentão cortado em fatias na diagonal, acerte o sal e junte mais azeite. Cubra o bacalhau com o molho, espalhe azeitonas e leve ao forno bem quente por cerca de 15 minutos. 



Peru recheado com castanhas
Ceia de 2011, post atualizado dia 26
Tempere o peru a gosto ( uso alho, vinagre, sal e vinho) de véspera. 
Recheio: 300 gramas de castanhas cozidas e amassadas, 100g de bacon em cubinhos, 100g de sultanas  (passas brancas), 100g de nozes, 100g de amêndoas. Frite o bacon, junte as castanhas amassadas e deixe apurar o sabor, junte as sultanas e desligue o fogo, junte as amêndoas e as nozes. Espere esfriar e recheie o peru. Asse como de costume.




Brigadeiro de Natal

2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
2 colheres de manteiga ou margarina
6 colheres de chocolate em pó 
200 g de nozes
2 colheres de licor de laranja 
Derreta a manteiga junte o leite condensado e o chocolate. Quando ferver conte 5 minutos e desligue o fogo. Junte as nozes. Espere esfriar e junte o creme de leite e depois o licor de laranja. Ponha em uma compoteira.

Pois aí está, uma ceia simples que os tempo estão difíceis, mas saborosa e com os sabores tradicionais.


Sonhos de Natal...de abóbora




A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio dos nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham na nossa caminhada pela vida. Que essa caminhada seja doce como esta receita que a Ana Paula nos enviou..

Ingredientes:
• 1 kg de abóbora-menina
• 1,25 kg de farinha de trigo
• 50 gr de fermento de padeiro
• 1 cálice de aguardente
• Azeite (q.b.) para fritar
• Canela (q.b.)
• Açúcar (q.b.)

Preparação:
Descasque a abóbora, retire-lhe as sementes e corte-a em cubos regulares. Coloque a abóbora a cozer. Quando esta estiver cozida, retire-a da água, escorra-a muito bem e deixe-a arrefecer ligeiramente. Misture-a com a farinha num alguidar e amasse tudo muito bem em conjunto. Dilua o fermento num pouco de água da cozedura da abóbora. Junte o fermento diluído e a aguardente à massa, trabalhando-a muito bem. Depois de bem amassada, deixe levedar dentro do alguidar, tapada com um cobertor de lã em local morno e sem correntes de ar. Quando a massa estiver bem lêveda, coloque ao lume uma frigideira com azeite, o qual deve ficar bem quente, e comece a fritar, deitando a massa com a ajuda de duas colheres. Depois de fritas, passe as filhós por uma mistura de canela e açúcar.

Hummmmmm! Que doce sonho de Natal...


Aletria com ovos


Como prometemos alguns doces natalinos, e não só doces, hoje temos uma receita de aletria.
Aliás a receita me trouxe a memória de uma história de uma empregada na casa de uma tia que resolveu fazer esse doce mas usou espaguete. O sabor ficou até razoável,mas a consistência, a textura ficou estranhíssima.
Bom mas vamos ao que interessa.

Aletria com Ovos


Ingredientes (para 10 pessoas):
100g de aletria
4dl de leite
150g de açúcar
50g de manteiga
3 gemas
casca de limão
canela


Preparação:
Coze-se a aletria em água durante 5 minutos e escorre-se.
Em seguida, leva-se o leite ao lume juntamente com casca de limão, açúcar e a aletria e deixa-se cozer. Depois da aletria estar cozida, junta-se a manteiga e, fora do lume, misturam-se as gemas previamente batidas
Leva-se ao lume apenas para que as gemas cozam ligeiramente. Serve-se a aletria polvilhada com canela.

Como prometido, deixo aqui a receita do bolo rei de que tanto gosto. Há-os à venda em muitos lugares, mas nada se compara a um bolo rei caseiro.

Bolo Rei

Ingredientes:
1,250 Kg de farinha de trigo
50 g de fermento de padeiro
3 dl de leite
250 g açúcar
12 ovos
300 g de manteiga
1 g de sal
150 g de passas
100 g de cidrão doce
100 g de ameixas
100 g de amêndoas
150 g de nozes
150 g de pinhões
frutas cristalizadas

Confecção:
Amassam-se duzentos e cinquenta gramas de farinha de trigo da melhor com cinquenta gramas de fermento de padeiro ou com vinte e cinco gramas de fermento, desfeito num decilitro de leite morno, tapa-se bem e deixa-se a massa a levedar em sítio quente, por cinco a seis horas.
À parte deita-se num alguidar um quilo de farinha, amassando-o com duzentos e cinquenta gramas de açúcar em pó, seis ovos inteiros, seis gemas, trezentas gramas de manteiga derretida, um grama de sal fino e dois decilitros de leite, devendo ficar uma massa consistente; podendo-se deitar mais leite se for necessário por a farinha ser muito seca. Misturam-se os duzentos e cinquenta gramas de farinha que se amassaram com o fermento, amassando tudo bem, e, em estando a mistura bem homogénea, juntam-se cento e cinquenta gramas de passas, cem gramas de cidrão doce cortado miúdo, cem gramas de ameixas de Elvas cortadas aos quartos e sem caroço, cem gramas de amêndoas sem pele, cento e cinquenta gramas de nozes cortadas em quatro bocados e cinquenta gramas de pinhões; amassa-se novamente para incorporar bem na massa todos os elementos que se juntam, cobrindo-se com um pano deixando levedar até aumentar o volume de metade, o que precisará de pelo menos de seis a dez horas, conforme a temperatura do ar e o estado atmosférico, sendo preferível preparar a massa à noite para cozer no dia seguinte.
Estando a massa bem levedada, fazem-se bolos em coroa, pondo-se no vazio do centro uma tigela ou um copo para não fechar; por cima da massa põem-se algumas ameixas de Elvas cortadas ao meio e peras ou outras frutas secas cristalizadas e algumas amêndoas, deixando repousar por duas horas, polvilhando com açúcar pilé e pondo-os a cozer no forno com calor forte. Antes de pôr no forno, pode-se pintar a massa por cima com gema de ovo. Feita a massa fazem-se os bolos e põem-se em tabuleiro indo ao forno de calor brando.

RABANADAS


Eu sei...o Natal ainda vem longe mas sempre se sente a vontade de um doce tradicional! Em homenagem à Ana Paula, pela sua simpatia e carinho, apresento um dos meus doces de Natal preferidos. Espero que gostem!

RABANADAS

Ingredientes:
• 1 pão cacete;
• 3 dl de leite;
• 4 ovos;
• 300 g de açúcar;
• canela em pó e um pau de canela;
• 1 casca de limão ;
• óleo para fritar

Modo de Confecção:
Leva-se o leite a ferver com duas colheres de sopa de açúcar, a casca de limão e um pau de canela. Se não quiser usar açucar, pode optar por mel (com o mel de rosmaninho fica excelente)
Batem-se os ovos muito bem, de modo que a clara fique imperceptível.
Já com o pão cortado em fatias (com cerca de 1,5 cm), passam-se as ditas fatias, primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo bem quente e escorrem-se sobre papel absorvente ou sobre um pano.
Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou com calda de açúcar.

Nota: Deitem um pouco de Vinho do Porto por cima da rabanada...e coma! Hummm! É para lá de bom!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...