quinta-feira, 19 de março de 2009

Um baú de lembranças...

Falando em memórias, outro dia, me dei conta de que recebo de herança em minha família os livros de receitas, as caixas de costura, livros e álbuns de fotografias. Sou uma dona-de-casa das mais incompetentes, mas gosto de cozinhar, costurar, bordar e colecionar coisas.Talvez por isso acabe como "guardiã" desses objetos antigos.

E quando eu partir daqui, quem ficará no meu lugar? Sei lá, e é melhor afastar essa ideia pra longe. De qualquer forma me dei conta de que sou uma senhorinha de olhar míope.

É verdade que já criei minhas "tradições" na família, sou eu que preparo os ovos de Páscoa, fabrico o presunto no Natal (dá um trabalho!!!),faço os docinhos de aniversário, o cozido, os pastéis de nata, as ambrosias e vivo inventado umas receitas meio malucas.

Como parte dessas "criações" estão as minha migas de Sábado de Aleluia. Uma dessas maluquices que invento sei lá de onde e que acabam virando uma tradição, ano após ano.
Nesses tempos de crise, uma receita feita com sobras acaba por ser bem-vinda. Talvez a lembrança dessa receita venha inspirada nas minha últimas leituras. Estou no terceiro livro ou quarto livro que tem a Segunda Grande Guerra como pano de fundo, e na hora das dificuldades tudo deve ser aproveitado.


Migas de Sábado de Aleluia

5 pãezinhos amanhecidos (ou uma baguete) cortados em cubos
2 colheres de azeite
6 ovos ligeiramente batidos
200 gramas de presunto (fiambre) picado em cubos
3 dentes de alho picados

Leve ao fogo brando uma colher de azeite e o alho numa frigideira grande, assim que alourar junte os pães. Deixe dourar, virando sempre para não queimar. Reserve.
Leve a outra colher de azeite ao fogo junte os ovos e espere endurecer, vá levantando as bordas da omelete suavemente e junte o presunto sem mexer. Assim que os ovos estiverem cozidos, mexa delicadamente (deve ficar em pedaços grandes) e junte o pão dourado com o alho.
Misture delicadamente e sirva.

4 comentários:

jugioli disse...

Adorei vir conhecer esse delícioso espaço.

@dis-cursos

Ana Paula Motta disse...

Seja bem-vinda jugioli.
Volte sempre!!.

Unknown disse...

hUM...OS ÓCULOS FICAM-TE BEM!MESMO.

Ana Paula Motta disse...

Ai, ai...só mesmo você para gostar dessas fotos usando óculos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...