quinta-feira, 23 de julho de 2009

Férias de Verão

Foto de Fernando Cardoso
***

As férias de Verão estão quase, quase a chegar. Finalmente! E que bem que fazem! É tão bom relaxar, nada ter o que fazer a não ser ler um bom livro, estar na praia ou na piscina e depois, a meio da tarde comer um petisco! Um bom petisco acompanhado com pãozinho fresco, vinho verde ou cerveja, ao ar livre…



Os petiscos da cozinha portuguesa são deliciosos. Conto-vos um pouco da história de um que aprecio bastante Amêijoas à Bulhão Pato!

As Amêijoas à Bulhão Pato são um prato típico da culinária portuguesa, de origem da região de Estremadura. Diz-se que o nome deste petisco é um tributo ao Poeta português Raimundo António de Bulhão Pato, após este ter mencionado um cozinheiro nos seus escritos.

Este é porventura o petisco mais conhecido e encontrado nos restaurantes portugueses. É um prato muito comum em marisqueiras e cervejarias, a par com a salada de polvo, salada de ovas e camarão.

É um prato muito simples de confeccionar e é na simplicidade que reside o seu encanto. Experimentem!

*******



******

Amêijoas à Bulhão Pato


Ingredientes:

Para 4 pessoas

1 kg de amêijoas
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de vinho branco
1 limão
1 raminho de coentros
sal
pimenta


Confecção:
Arranjam-se as amêijoas como habitualmente, pondo-as de molho em água com bastante sal e lavam-se em várias águas para largarem a areia.Leva-se ao lume o azeite, deixa-se aquecer e juntam-se os dentes de alho picados. Deixa-se alourar um pouco.Introduzem-se as amêijoas e os coentros finamente picados e tempera-se com sal e pimenta. Adiciona-se o vinho branco. Mexe-se o recipiente de vez em quando. Quando todas as amêijoas estiverem abertas, retiram-se do lume. Servem-se com o restante limão cortado em quartos.







2 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!

Recentemente na cooking saiu a história deste prato, Bolhão Pato era um poeta que vivia no Monte da Caparica e que adorava ir comer ameijoas à Costa e levava sempre consigo um punhado de coentros que adicionava às ameijoas quando estas chegavam à sua mesa, e desta forma nasce as ameijoas à bolhão pato.

Cooking de Janeiro e Fevereiro de 2010.

Anónimo disse...

Não é Bolhão mas Bulhão... desculpem..

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...