quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bobó de camarão

A origem do prato segundo é africana, daí ser típico da Bahia, o estado mais africano do Brasil. Um prato tão baiano quanto o som de um berimbau.

A versão da Wikipédia:

"Bobó é um prato da culinária brasileira popular na cozinha da Bahia, de origem africana. Trata-se de um creme pouco consistente feito de inhame, vinagreira, etc., cozidos e amassados com azeite-de-dendê, pimenta, sal e um pouco de camarão seco. Pode ser servido quente, morno ou frio, como prato principal ou como acompanhamento.
O bobó de inhame e o de vinagreira são os mais antigos, preparados desde o século XVII. Depois, foram sendo sofisticados com o acréscimo, à massa básica, de frutos do mar (camarão fresco, caranguejo desfiado, mexilhão, bacalhau, etc.), previamente refogados.
O atual bobó de camarão, prato de renome, também tem, entre seus ingredientes mandioca e leite de coco."

O bobó de camarão, típico do estado brasileiro da Bahia, é um prato muito popular em outros lugares do Brasil, no entanto,com algumas modificações. No Rio de Janeiro, costumamos fazê-lo com azeite de oliva e não de dendê (um tanto forte para os paladares não inciados na culinária baiana) e com o leite de coco opcional (outro sabor também muito característico que não agrada a todos).

A minha receita de bobó, que aprendi ainda menina com um primo, é bem simples e fácil, com sabores mais suaves.

Bobó de Camarão

1 quilo de camarões com casca
1 quilo de aipim (mandioca) cozida
2 cebolas grandes picadas
1/2 molho de coentro
300 g de molho de tomate
sal q.b.
azeite de oliva q.b.

Leve o camarão ao fogo com um pouco de sal, sem acrescentar água, numa panela grande. Espere ficar vermelho e a água (que escorre naturalmente do camarão secar). Feito isso, descasque os camarões (guarde as cabeças para preparar um bom caldo). Leve uma cebola ao fogo para refogar com um pouco de azeite, junte as cabeças de camarão e um litro de água. Depois de apurar, passe por uma peneira e reserve o caldo.
Refogue a outra cebola em azeite, junte os camarões e o molho de tomate, espere apurar. Bata o aipim no liquidificador (aos poucos) com o caldo reservado ( se necessário junte mais água).Junte o aipim batido aos camarões na panela e espere ferver bem e apurar o sabor. Prove o sal e acrescente o coentro picado e mais azeite. Se gostar junte 100 ml de leite de coco. Sirva com arroz branco.

9 comentários:

Luciane Moraes disse...

Gosto muito de Bobó! só o q eu já fiz foi bobó de frango. Não conhecia a receita de bobó de camarão. Gostei da receita!

Ana Paula Motta disse...

Seja bem vinda Lu. Que bom que a receita agradou.

Hod disse...

Querida nova amiga,

Massss Baaahhhh, essa receita caiu como uma luva, desde a semana passada vinha correndo atrás de uma receita perfeita e a encontrei aque. Vixxxxeeeee!!

Forte abraço, depois conto o resultadol.

Hod.

Sylvio de Alencar. disse...

Queridas Natália , Ana Paula e Maria Margarida.

Um saboroso espaço que, com a vossa devida permissão, divulgarei em meu blog.
Não sou especialista em nada: vinhos, queijos, culinária, etc.
sou apenas um admirador de pessoas que, com carinho, criam espaços agradáveis de maneira atenciosa e inteligente. No caso de vocês, agrego no elogio a possibilidade de poder, em casa (através de seus ensinamentos), conhecer a riqueza e os sabores da cozinha baiana.
Antecipadamente fã deste blog, me despeço carinhosamente.

Ana Paula Motta disse...

Hod, conta o resultado da receita depois.É, como disse, uma receita baiana adaptada, mas que tem agradado ao longo desses anos.

Ana Paula Motta disse...

Sylvio de Alencar, obrigada pela divulgação de nosso espaço. Também não somos especialistas em nada, apenas gostamos muito de cozinhar e contar histórias.

Anónimo disse...

adorei um prato perfeito

Anónimo disse...

adorei um prato perfeito

Monica Usa disse...

Maravilhoso esse Prato!
Vou fazer breve essa delicia do brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...