terça-feira, 5 de outubro de 2010

De onde se extrai "Sabor e histórias"




"A origem da cozinha
O homem dominou o fogo diferente de seus ancestrais, por volta de 500mil a.C. mudando assim à alimentação.
As cozinhas mais antigas são mesopotâmicas, do segundo milênio a.C., mas não podemos dizer que foi inventada por eles, foram sim os primeiros, junto com os egípcios á fazerem as suas receitas, sem ser escritas. A arte culinária já era refinada. Os egípcios não tinham necessidade de escrever as receita, mas deixaram sinais esclarecedores, nas tumbas, após o quarto milênio.
Cozinha é o lugar de preparação dos alimentos, esta preparação pode ser, uma fervura, uma secagem, uma maceração, uma conservação, e vários procedimentos que impedem os alimentos de se tornarem tóxicos.
Além da secagem e da defumação das carnes, outras surgiram como salgamento e todo tipo de fermentação, no qual permite conservar o produto por mais tempo, como a cerveja, o vinho, a sidra, o vinagre, os queijos, o chucrute, e os pepinos à russa, o gnoc-mam vietnamita, ou o molho de soja dos chineses, etc.
Cada povo tem as suas crenças, cultura e maneiras diferentes de preparar um prato. O japonês prefere servir o peixe fresco cru, os esquimós, no começo do século, preferia foca crua, os europeus tem uma desconfiança da carne da carne crua e dão preferência à carne cozida.
O desenvolvimento técnico e econômico, a partir do paleolítico, teve várias maneiras de conservação e de preparação dos alimentos.A preferência alimentar é alterada de acordo com a cultura, e os gostos passado de geração para geração.
Apicus foi um dos primeiros a se preocupar com um manual de cozinha, ele é quem deu inicio ao "livro de receitas", que hoje se usam.Roma ficou como terra de boa comida, mesmo quando o império ficou em decadência, ficou sendo por tradição, o centro gastronômico da Europa."

2 comentários:

Ana Paula Motta disse...

Querida amiga, estava há umas duas semanas a ler um livro, que pode ser água com açúcar para alguns mas para mim foi muito importante num momento como os que tenho passado nos últimos dias e, embora esse não seja o mote central do livro, me trouxe uma certa nostalgia das velhas cozinhas. Do quão reconfortante pode ser um chá quentinho regado ao carinho de uma conversa entre pessoas que se querem bem, ou um café fresquinho acabado de coar.

Tuca Zamagna disse...

Uma delícia a receita do seu blog: preciosiddes culinárias + iguarias literárias.

Mas como já li muito hoje, me deu mesmo foi vontade de atacar esses quibes, o bombocado e is seus morangos com Kremlin!

Um abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...