terça-feira, 12 de abril de 2011

Em tempo de Quaresma...


...Canjica.

O que me leva a doces recordações:...E foi assim, que dia desses esqueci o presente e de mãos dadas com a saudade, embarquei no trem do passado. Desembarquei em cenário distante (no distrito de Santo Amaro) onde uma doce senhora - minha avó Mocinha - passa com placidez, lições de sabedoria sobre a Quaresma.Estas lições são recolhidas e lidas de um dos seus livros de cabeceira,onde ao lado estão seu terço, o véu negro e uma imagem de santo coberta de pano roxo. Meus ouvidos atentos a tudo captam.Terminada a leitura, a avó me convida para irmos a ladainha na Igreja local. Dá para se observar que durante a Quaresma, tudo muda na igreja, tudo é incomum: as missas, as orações, os cânticos, as melodias e todo o ambiente: os padres se vestem em vestimentas escuras; a porta principal se abre com menos freqüência; a iluminação é mais fraca; o sino toca menos; há poucos cânticos e mais leitura de salmos e de outras orações.
De volta para casa é hora de saborearmos a canjica que está devidamente preparada e sobre o fogão à lenha...
Doces e fortes lembranças, que me impulsionam a refletir que os tempos mudaram, mas se faz necessária a renovação diária de hábitos, valores e conceitos. E que esta reciclagem não só se prenda a um período específico do ano, mas que, ao mesmo tempo, sirva de alerta, de que é preciso zerar o nosso cronômetro e começar tudo outra vez.


CANJICA TRADICIONAL

Ingredientes

500g de canjica 2 litros de leite 4 canelas de pau 2 xícaras (chá) de açúcar Canela em pau para decorar
Modo de preparo

Lave bem a canjica e deixe de molho em água por 12 horas.Escorra, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até amaciar.Junte o leite, os paus de canela e o açúcar.Deixe ferver por 20 minutos ou até ficar cremosa.Transfira para uma cumbuca, decore com a canela em pau e sirva em seguida.

6 comentários:

Anónimo disse...

Faltou a pitada de sal, sem ela não pega gosto.

walnize carvalho disse...

boa...anônimo!

Ana Paula Motta disse...

Os modernos chamam de comfort food, eu chamo de comidinha de mãe...

brisa disse...

Deve ser maravilhoso...Só não sei onde posso comprar a canjica,gostaria de tentar confeccionar!
Beijinho!

Ana Paula Motta disse...

É feita com o grão de milho branco, mas pode ser feito com o amarelo, deixe antes de molho em água fria por pelo menos 12 horas. Depois cozinhe com água, sal e açúcar. Depois siga a receita.

walnize carvalho disse...

Cara leitora Brisa,
Por aqui(Campos dos Goytacazes- Brasil) encontramos em armazéns ou supermercados.
Boa sorte e bom apetite!
Walnize

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...