terça-feira, 20 de setembro de 2011

O pão nosso de cada dia


Quem há de negar ,que muitas vezes nos alimentamos com a simples necessidade de nos alimentar?! Quanta redundância!!!Quero dizer que movidos pela pressa ou pela pressão(chato quando cozinhar é obrigação!) nos vemos desmotivados para sair do "arroz com feijão"...
Falando isso com uma amiga ela me indicou um site bem interessante e que reproduzo postagem fresquinha (de hoje):Terça-feira, Setembro 20, 2011

do:www.cozinhadeimproviso.com

Pão integral com Alecrim

Receita:
2 ramos de alecrim (+ ou - 2 colheres de sopa)
1 xícara de chá de água morna (não pode ser fervendo se não "mata" o fermento)
2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
10g de fermento seco para pão (um sachê)
3 colheres de azeite de oliva
óleo de canola para untar (ou azeite)
1 colher de chá (rasa) de sal
Faça uma infusão/chá com um dos ramos de alecrim e a água, levando ao fogo até ferver. Retire o alecrim e deixe esfriar um pouco a água antes de usar.
Em uma vasilha grande, misture as farinhas, o fermento e o sal. Acrescente o azeite e a água e incorpore até soltar das mãos (se preciso, use mais água ou farinha aos poucos).
Em superfície enfarinhada, sove a massa por alguns minutos até a massa ficar lisa e elástica. Faça uma bola, pincele com o óleo ou azeite e deixe descansar coberta com um pano de prato limpo por aproximadamente 1 hora (costumo deixar dentro do forno desligado)!
Após o descanso, leve a massa para uma superfície enfarinhada, abra a massa e salpique o restante do alecrim, sove a massa até que o alecrim seja distribuido uniformemente. Modele o pão em formato ovalado (ou no formato que desejar, o pão é seu), transfira a massa para um assadeira, pincele o óleo/azeite, cubra e deixe descansar por 30 minutos.
Asse em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja dourado. Uma dica excelente do blog é bater no fundo do pão, se fizer barulho tipo como se estivesse batendo em uma porta, tipo som de oco, está bom!
Depois de assado, deixe o pão esfriar sobre uma grade!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...