segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Peru ao molho de amoras: um jantar de Natal a dois


Os cardápios de Natal em geral são feitos para grandes ceias, grandes reuniões de família.
No entanto o padrão de família vem mudando e há muitos casais sem filhos que moram longe de outros parentes e que ficam sem sugestões de pratos típicos das festas em versão reduzida.
Hoje trouxe uma receita do tradicional peru, porém usando só o peito e para acompanhar um delicioso molho de amoras,afinal a cor predominante do Natal é o vermelho em suas diversas nuances.

Peito de Peru com Molho de Amoras


½ peito de peru, sem pele e sem osso (1,2 Kilos)
1 colher (sopa) de sal 1 (sopa) de orégano
4 dentes de alho amassados
½ colher (chá) de sementes de erva-doce

Molho:
2 xícaras de amora congelada (220 gramas)
2 collheres (sopa) de açúcar (70 gramas)
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
½ colher(sopa) de amido de milho
½ colher (chá) de sal


Numa panela grande, ferva 2 litros de água em fogo alto. Numa tigela pequena, juntar o sal, o orégano, o alho e a erva-doce. Temperar o peru com essa mistura. Embrulhe-o várias vezes em papel-alumínio para vedar bem. Colocar na água e esperar voltar a ferver. Abaixe o fogo, tampar e cozinhar por uma hora. Deixar esfriar. Desembrulhe o peito de peru, cortar em fatias finas e colocar numa travessa. Reservar. Preparar o molho: Numa panela média, misturar todos os ingredientes (reservar ¼ de xícara das amoras). Cozinhar em fogo médio, mexer sempre, até ficar ligeiramente espesso (cerca de 8 minutos). Juntar as amoras reservadas e misturar. Deixar esfriar. Espalhar o molho sobre as fatias de peru.

Bon apetit. Para acompanhar um espumante e de sobremesa umas deciliosas tigelinhas de nozes.
Amor,amoras,sabor e histórias...

6 comentários:

Vêpê disse...

Tanto trabalho para comer amoras...
Tanto tempo para provar o perú!
Tanta água na boca para saciar o desejo!
Não há modo mais rápido de "matar" a fome?
V aleu?

Ana Paula Motta disse...

Tudo vale a pena. As amoras bravas, colhidas na silva, são mais trabalhosas de preparar,mas são mais saborosas e raras. Assim como os sabores mais intensos das aves criadas nas quintas. Uma receita que dá trabalho,mas é inesquecível...

VêPê disse...

Tenho um perú, mas nunca me imaginei a comê-lo; no entanto, após esta mistura de sabores, o molho grosso de amoras, os temperos, o fogo forte, enfim tudo isso me abriu o apetite, e neste momento estou baralhado! Que destino hei-de dar ao meu perú? Confeccioná-lo requintadamente e convidar alguém especial para o partilhar? Ou continuar a preservá-lo muito "inteirinho" e saudável?

Ana Paula Motta disse...

Prepare e compartilhe. Cozinhar é uma arte que só faz sentido se for para compartilhar.

VêPê disse...

Decidi seguir o teu conselho!
Preparei e partilhei... deu para uma looonga refeição e... foi muito boa! Mas como tudo o que é bom, terminou. Obrigado pela receita, adorei e penso que quem a compartilhou comigo, Também!

Ana Paula Motta disse...

As coisas realmente boas não terminam nunca. Estão pra sempre guardadas n coração,na emoção. Com certeza quem partilhou não esqueceu.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...