terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Ciência na cozinha


A neta mais velha (que mora em Niterói) está aqui (Campos dos Goytacazes) em "férias fora de época",já que a escola (IFFRJ) está em greve.Passo pela sala e a vejo com um dos livros que trouxe na bagagem.Curiosa ,o folheei e achei interessante falar dele aqui no nosso blog:"O que Einstein disse a seu cozinheiro"

Não é um livro de receitas, apesar de conter algumas. Como o título dá a entender, o livro explica, numa linguagem bem fácil e simples, inúmeros aspectos científicos da cozinha. Não é só pra quem gosta de ciência, e nem só pra quem gosta de culinária. É pra quem tem curiosidade. Abaixo, algumas perguntas que são respondidas no livro.

» Deve-se colocar batatas para corrigir uma sopa que foi salgada demais?
» O sal kosher tem menos sódio do que o comum?
» O que são as microondas?
» É mesmo posível fritar um ovo sobre o asfalto em um dia muito quente?
» Por que nada gruda em frigideiras anti-aderentes?

Pois é. Perguntas altamente intrigantes que você se pergunta todos os dias... ou muito provavelmente não, mas agora deve estar curioso pra saber. Então está dada a dica.Para amenizar a suposta curiosidade de algum leitor, vou transcrever algo:

Segundo o autor, não amadurecem: cereja, frutas cítricas (laranja, limão, lima), pepino, romã, bagas de polpa macia (amora, framboesa, morango) e melão. São chamadas de "não-climatéricas", ou seja, são aquelas que não amadurecem depois de colhidas. Em razão disso, só devem ser colhidas quando atingirem condições apropriadas para consumo ou quando o ponto de maturação for o desejado. Há outras frutas, a exemplo da uva, que também são não-climatéricas. Então, não adianta comprar ou tirar do pé quando ainda estão verde para esperar amadurecer... pois, não vão!!! No máximo vão estragar!!!
De forma contrária, temos as climatéricas, ou seja, as que amadurecem depois de colhidas. Os exemplos são vários: maça, banana, abacate, goiaba, manga, tomate, mamão, papaia...

Obs.: Se você ficou curioso quanto a eficácia das batatas no combate a salinidade excessiva de sua sopa ou em relação a qualquer uma das outras perguntas que foram apresentadas no início dessa postagem, corra à livraria mais próxima e encomende o livro e faça experiências em sua própria casa...De minha parte, vou filar o livro dá neta,saboreá-lo e torcer para que suas "férias" durem um pouco mais...


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...