sexta-feira, 1 de maio de 2009

Memórias de outrora



Estas são as ruínas da casa da minha avó. Já quase nada resta da casa, que tinha uma cozinha maior que a zona reservada aos quartos, à sala, à adega. Havia um poço cavado na terra rodeado por negrilhos e flores, muitas! Sobretudo nesta altura da Primavera. Havia roseiras que trepavam aos muros, que muravam todo o espaço circundante à casa e onde se cultivava um pouco de tudo. Havia também figueiras que davam deliciosos figos, romãzeiras e os lilases.


Conheci o meu avô, mas viria a falecer antes de eu vir para Portugal. Morei parte da infância e adolescência com ela, na casa dela. Tinha dificuldades em locomover-se, por isso usava muletas para se apoiar. Tinha uma sabedoria ancestral.


Nascera em 1900 e, apesar de mulher, sabia ler e escrever perfeitamente. Era um encanto ouvi-la narrar histórias. Eu ficava embevecida e o meu irmão também.


Para hoje escolhi uma das receitas que a minha mãe confeccionava e ainda confecciona, com as galinhas caseiras e que é muito apreciada no norte: "Arroz de Cabidela".

1 comentário:

Ana Paula Motta disse...

Que lindo post.Me fez ter muitas lembranças da minha infância. Estou curiosa pela receita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...