segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Profiteroles com Chocolate e Chantilly



PROFITEROLES COM CHOCOLATE E CHANTILLY...

A um dia do aniversário deste espaço "Sabores & Histórias", apresentamos uma receita complicada mas deliciosa. Hoje comi quatro...e não resisti colocar para que, também vocês possam experimentar...

Ingrediente para a massa:
12 g de açúcar
65 g de manteiga
125 g de farinha
2,5 dl de água
3 ovos grandes ou 4 pequenos
umas pedrinhas de sal

Creme chantilly:
4 dl de natas
1 dl de leite
80 g de açúcar
uma gotinha de essência de baunilha

Creme de chocolate:
150 g de chocolate em tablete
1 colher de sopa de natas
1 dl de água

Massa dos profiteroles:
Ferver 2,5 dl de água com o sal, o açúcar e a manteiga. Retirar do lume e juntar a farinha de uma só vez. Misturar bem com a colher. Levar de novo ao lume a cozer, até que a massa se separe da colher e do tacho. Retirar de novo do lume. Misturar os ovos, um a um. Reservar um dos ovos para pincelar (que deve ser batido com um garfo até obter gemada).
Misturar o preparado anterior muito bem, com os ovos que vai adicionando, até obter uma massa homogénea. Colocar dentro duma seringa de pasteleiro o preparado obtido, de preferência, com um orifício canelado, com cerca de de cinco milímetros de diâmetro. Num tabuleiro untado de manteiga e polvilhado de farinha, colocar os profiteroles, do tamanho de meia noz. Pincelar com o ovo reservado. Cozer em forno médio (cerca de 200º), durante vinte minutos.

Creme chantilly:
Preparar o chantilly com as natas e com o leite até obter um creme consistente, firme. (batendo com uma batedeira, com cuidado para não passar a manteiga). Juntar o açúcar e a gota de essência de baunilha.

Creme Chocolate;
Derreter a tablete de chocolate com 1 dl de água, em lume brando. Levar a ferver, mexendo sempre e bem. Retirar do lume quando estiver completamente derretido. Junte, com cuidado, as natas e deixe arrefecer. Cobrir o tacho e reservar.


Quando os profiteroles estiveram frios, cortar de lado e enchê-los (recheá-los) de chantilly, usando a seringa.
Colocar os profiteroles em montinhos num prato e poder-se-á salpicá-los de açúcar pilé (ao gosto de cada um). Servir, molhando-os no chocolate que se encontra a derreter, sempre quentinho, no fondue. No caso de não ter o fondue de chocolate, poderá fazê-lo com uma molheira, onde verterá o chocolate quente.

ABSOLUTAMENTE DELICIOSOS... um verdadeiro pecado da gula!

4 comentários:

F Nando disse...

É tão complicado que é bem mais fácil comprar num hipermercado...
Parabéns a quem tem pachorra para fazer
Bjs

Anónimo disse...

Até pode ser...mas não tem o mesmo sabor...

Maria Lessa disse...

De facto, em qualquer hipermercado encontra os profiteroles já prontos a comer. No entanto, tenho de concordar que o sabor não é o mesmo. A receita não é complicada, é sim um pouco elaborada. Deixo uma sugestão: - comprar a massa congelada e fazer o recheio e a calda e, desta forma, completa a receita. Não se arrependerá. É, de facto, uma receita divinal.

Ana Paula Motta disse...

Pecado,logo agora que me decidi por uma dieta.Mas só quando março chegar,já que acho uma época simpática para isso,rs. Até lá vou me deixar levar por maravilhas como esses profireroles...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...